PROJETO



PROJETO

QUANTO LIXO PRODUZIMOS?



Ao observar os resíduos produzidos nos diferentes espaços da escola e também em casa as crianças descobrem que muitos materiais que costumamos descartar podem ser reutilizados.



OBJETIVOS:

 Conscientizar os alunos de que qualquer ser humano é um produtor de lixo;

Fazer com que as crianças percebam a quantidade de lixo que uma família pode produzir;

Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados;

Diferenciar os tipos de lixo produzidos.



DISCIPLINA:

Ciências;

Língua Portuguesa;

Artes



CONTEÚDOS:

Meio Ambiente;

Reciclagem de lixo;

Produção de textos coletivos;

Música;



ANO DE ENSINO:



ETAPA II – EDUCAÇÃO INFANTIL



TEMPO ESTIMADO: seis semanas



RECURSOS:

Humanos - alunos, professores, pais, familiares, funcionários da escola.

Materiais- Sacos de lixo, cestos de lixo com destinações específicas, cartolinas, tintas, canetinhas para a confecção de cartazes, resíduos sólidos (lixo) domésticos, caderninho, recursos áudio visuais (PCs, Datashow, rádio, CDs, filmadora, câmera fotográfica).



JUSTIFICATIVA:

A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso modo de vida. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.

Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo as crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura.

Frequentemente as crianças, particularmente as que vivem nos grandes centros urbanos, associam a palavra natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua residência como natureza. Portanto, é preciso que os pequenos compreendam que, ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente.

Estimule as crianças da sua turma a perceberem como vivem e se relacionam com a natureza e a sociedade. Compreender quanto lixo produzimos pode ser uma importante ferramenta de percepção para os pequenos.



DESENVOLVIMENTO:



1ª fase:

Solicitar que os alunos tragam de casa a produção de um dia de lixo, mas é preciso tomar cuidado nessa solicitação, pois as crianças podem querer trazer qualquer tipo de lixo. Oriente sua turma e os pais das crianças para que separem somente resíduos inorgânicos, como as embalagens, sem arestas cortantes e que não apresentem perigo às crianças, pois, nesta etapa é importante que as crianças possam refletir um pouco mais sobre a produção de lixo.

Quando esses resíduos forem trazidos, permita que as crianças os manipulem livremente. Veja se elas brincam com o lixo e observe como elas fazem isso. Aos poucos, conduza a brincadeira para que a turma classifique os tipos de embalagens e lance perguntas para que eles percebam que a quantidade de lixo trazida por cada uma das crianças muda, de acordo com os hábitos familiares. É possível, ainda, que as crianças já queiram separar as embalagens de acordo com critérios que elas mesmas vão estabelecer (cores, formas etc.).

Pergunte a elas se ali existe algum tipo de lixo que possa ser reutilizado e peça para que façam a seleção do material.

Ao final, proporuma roda de conversa para que os pequenos exponham seus critérios, contem sobre a origem do lixo produzido e avaliem a atividade. Aproveite esta oportunidade para explicar sobre a produção do lixo nas cidades e sobre a necessidade de se reduzir esta produção.



2ª fase:

Confecção de um caderninho de receitas. Pesquisar e trabalhar com as crianças receitas culinárias feitas a partir de cascas de frutas - que, normalmente, são desprezadas no lixo, (ex: brigadeiro de casca de banana).

Também organize algumas entrevistas com funcionários da escola sobre o lixo produzido. As crianças podem elaborar questões relacionadas ao tipo de lixo, quantidade e destinação. Certamente as merendeiras terão respostas diferentes daqueles funcionários que trabalham na secretaria ou na biblioteca.

Depois, peça para que as crianças entrevistem os seus próprios familiares, a fim de comparar os lixos produzidos em diferentes casas, ainda que em um mesmo contexto urbano.



3ª fase:

É muito importante também que as crianças interajam com todos os recursos tecnológicos existentes na escola a fim de realizarem suas pesquisas de forma prazerosa, visitando sites de pesquisas, assistindo a vídeos e filmes, portanto, durante o desenvolvimento do projeto elas devem ser levadas até a sala de informática para explorarem softwares que tratam do assunto da problemática do lixo de forma lúdica e interessante para as mesmas, assim como filmes, músicas e textos também.



Sugestões de materiais:



Música: Depende de nós. Ivan Lins (Balão Mágico)

http://www.youtube.com/watch?v=PJB6u5rdW



Depende de Nós

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor



Vídeos:



È preciso reciclar. Turma da Mônica




Um plano para salvar o planeta. Turma da Mônica. (parte 1).


Um plano para salvar o planeta. Turma da Mônica. (parte 2).


Um plano para salvar o planeta. Turma da Mônica. (parte 3).




Texto de pesquisa sobre reciclagem:

Reciclagem:



A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.

Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.

Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.

A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).



Cores dos cestos de separação para reciclagem:

No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:

<!Azul: papel/papelão

<!Vermelho: plástico

<!Verde: vidro

<!Amarelo: metal

<!Marrom: resíduos orgânicos

<! 

Vantagens da reciclagem:

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.

No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.

No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.

No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis,alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.

Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.

O manuseio de resíduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.

No Brasil, as prefeituras de sete cidades fornecem serviço de coleta seletiva a 100% das residências. Esses municípios são: Curitiba (PR), Itabira(MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP), Diadema (SP) e Goiânia (GO).[2][3]



Coleta seletiva:

Coleta seletiva ou recolha selectiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinadomunicípio ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.



IMPLANTANDO A COLETA SELETIVA:

A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são soluções desejáveis, por permitirem a redução do volume de lixo para disposição final.

O fundamento da coleta seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo.

A implantação da coleta seletiva pode começar com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.

É aconselhável distribuir à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências (normalmente sacos de papel ou plástico).

A instalação de postos de entrega voluntária (PEV) em locais estratégicos melhora a operação da coleta seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping centers e edifícios comerciais e públicos.

Deve-se buscar elaborar um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resíduos. A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são importantes para que a população tenha confiança e se disponha a participar. Não vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de interrompê-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada.

Finalmente, é necessária a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Também é possível implantar programas especiais para reciclagem de entulho (resíduos da construção civil).



PRINCIPAIS FORMAS DE COLETA SELETIVA:

<!--[if !supportLists]-->§ <!--[endif]-->Porta a Porta – Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos;

PEV (Postos de Entrega Voluntária) - Utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis;

Postos de Troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem.

PICs - Outra modalidade de coleta é a PICs, Programa Interno de Coleta Seletiva, que é realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com associações de catadores. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o PICs é realizado em diversas empresas, fruto do trabalho da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), que realiza trabalhos de educação ambiental com crianças e adolescentes.







Após, abrir uma roda de conversa sobre o que viram ouviram e realizaram.



4ª fase:

Produção de pequenos textos em grupo para confecção de cartazes. Nestes escritos eles deverão expor tudo o que aprenderam até o momento a respeito da produção e reciclagem de lixo. Também coletar ilustrações que condizem com os textos produzidos. Esses cartazes deverão ser expostos nos murais da escola.

Registrar todos os trabalhos. (através de relatórios, fotos e filmagem).



AVALIAÇÃO: deverá ser feita através de observações diárias no que diz respeito a participação e adesão à proposta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário